ITINERÁRIO 2 – OBJEÇÕES CORRENTES À DEMOCRACIA: COMO RESPONDÊ-LAS
MÓDULO 5
Este Itinerário 2 é composto pelas perguntas usuais que questionam a democracia. O objetivo é responder às objeções comuns à democracia que permanecem sendo repetidas ad nauseam por autocratas e analfabetos democráticos. O programa completo é composto por trinta questões. Neste Módulo 5 vamos examinar as questões 6 e 7. No Módulo 6 você poderá ver as respostas.
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QUESTÃO 06
06 – A democracia ideal é uma utopia (irrealizável) já que a política é o que é – sempre uma luta pelo poder – e, portanto, não seria uma ingenuidade imaginar que é possível torná-la mais cooperativa ou menos adversarial? Não é o fato de a democracia ser competitiva que garante que uns não se sobreporão aos demais, formando oligopólios políticos? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)
a) Sim, uma democracia ideal, colaborativa, é uma utopia dificilmente alcançável no mundo real, que é competitivo.
b) A política é sempre uma competição pelo poder. É uma espécie de guerra sem derramamento de sangue. Portanto, esperar por uma democracia mais cooperativa e menos adversarial é um sonho que deixa seus sonhadores frustrados.
c) As democracias realmente existentes são competitivas e isso é bom pois, como diz a pergunta, quando diferentes atores competem, isso impede a formação de uma vontade política única.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
QUESTÃO 07
07 – Se a democracia fosse natural ou compatível com a natureza humana, por que ela não foi inventada e adotada pelos diversos grupos de Homo Sapiens ao longo da pré-história, como os grupos ou as tribos de coletores e caçadores e as sociedades paleolíticas e neolíticas, durante os últimos (pelo menos) 150 mil anos? E por que, mesmo no período considerado civilizado – nos últimos 6 a 5 mil anos – ela não existiu senão durante brevíssimos períodos (cerca de 200 anos entre os antigos e menos de 300 anos entre os modernos)? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)
a) Sim, a democracia não é natural porque ela subverte as hierarquias sociais que são próprias da natureza humana – e é por isso que ao longo da história a democracia só conseguiu ser experimentada em alguns lugares por breves períodos.
b) A hipótese de que a democracia tem algo de natural ou compatível com a natureza humana não é necessária para que experimentemos a democracia. A democracia é uma invenção humana.
c) Povos (ditos) primitivos (como os da nossa pré-história) nunca experimentaram a democracia porque ela não era desejável. Onde não há autocracia, a democracia (que é um processo de desconstituição de autocracia) não faz o menor sentido.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
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